sexta-feira, 2 de agosto de 2013

    SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO - SPA


A velocidade dos pensamentos foi aumentada cronicamente, consequentemente, surge uma diminuição da comunicação, da concentração e um aumento da ansiedade. É o que se passa com os jovens de hoje.

A Síndrome do Pensamento Acelerado  (SPA) é uma doença moderna, caracterizada principalmente pelo excesso de estímulos abstraídos da televisão, internet, etc.  

A Crianças e adolescentes ficam horas e horas "ligados" na internet, falando com ene pessoas ao mesmo tempo no "msn", baixando músicas e videos pro MP4, com a TV ligada e às vezes até falando no celular!... É um estímulo exagerado, cujo resultado final, em termos de rendimento e qualidade de vida, é baixíssimo. Isso porque, nosso sistema nervoso não foi criado pra essa avalanche de informações.       

A ansiedade da SPA, em contrapartida,  gera uma compulsão por novos estímulos, numa tentativa de a aliviar. Embora menos intenso, o princípio é semelhante ao da dependência psicológica das drogas. Quanto mais elas são usadas mais as pessoas ficam dependentes.Os portadores da SPA adquirem uma dependência de novos estímulos na ânsia de encontrar algum que os alivie. A agitação na cadeira, a conversa com o colega do lado, a desconcentração etc, são formas de aliviar a ansiedade provocada pela SPA.

A educação está em crise. Os alunos estão alienados, não se concentram, não têm prazer em aprender e são ansiosos. As causas principais resultam do sistema social que estimulou de maneira assustadora os fenômenos que constroem os pensamentos.

O palco da mente dos jovens de hoje é diferente do dos jovens do passado. A qualidade e a velocidade dos pensamentos mudaram. Hoje, os educadores têm menos capacidade de influenciar o mundo psíquico dos jovens. As imagens que a televisão mostra (mais de sessenta personagens por hora com diferentes características de personalidade) são registadas na memória e competem com a imagem dos pais e professores. 

Um comentário:

  1. Enquanto mãe, preocupa-me essa realidade que tem se configurado. Gostaria de oferecer um crescimento saudável, sem atropelos ao meu filho, mas não posso isolá-lo desse mundo urgente, apressado, onde a fugacidade é a palavra de ordem. É um embate que nós, pais, travamos constantemente, e por isso precisamos nos apropriar do assunto.

    ResponderExcluir