
Tipos
Aquilo que se produz numa pesquisa ou atividade acadêmica pode ser veiculado em textos de diferentes tipos, dependendo de seu objetivo. Destacaríamos os seguintes:
I) Livros. São a forma clássica de registro e divulgação da produção acadêmica. Com o desenvolvimento gradual das atividades acadêmicas, o livro é cada vez menos usado para veicular pesquisas originais, havendo uma tendência de reservá-lo para coletâneas, sínteses ou apresentação sistemática do conhecimento de uma determinada área num determinado estágio histórico, bem como para os textos de natureza didática (os chamados livros-textos) e de divulgação para o público leigo. Na filosofia e nas ciências humanas essa alteração de funções ocorre de forma menos pronunciada do que nas ciências naturais.
II) Artigos. Com a especialização e aumento quantitativo da produção, as disciplinas acadêmicas passaram a servir-se cada vez mais de uma forma mais ágil de divulgação de suas pesquisas: os periódicos especializados (revistas). Tais periódicos publicam artigos e resenhas, que são textos menores, cujo objetivo é explorar algum ponto mais específico em debate pelos pesquisadores da área.
III) Outros. Livro e artigos são hoje classificados de“publicações”, porque visam a um público amplo e não especificado de antemão. De par com tais textos, encontramos também, é claro, aqueles cujo objetivo é mais restrito: teses, dissertações, monografias, ensaios, relatórios de pesquisa, trabalhos de cursos de formação, etc., que não se destinam a publicação (ao menos inicialmente).
Então, faça sua parte, seja autor(a) ou um bom leitor... Só temos a ganhar nas duas hipóteses
Nenhum comentário:
Postar um comentário