quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Curiosidades - Folclore


O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens.
folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.
O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias religiosos e sociais, brincadeiras, provérbios, adivinhações, as receitas de comidas, os estilos de vestuário e adornos, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, danças, cantorias, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas, festas, encenações, a gestualidade associada à intercomunicação oral, artesanato, medicina popular, os motivos dos bordados, música instrumental, canções de ninar e roda, e até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais. Ai vão alguns exemplos:
Adivinhações:
·         - O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro
·         - O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua
Ditados Populares:
·         Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
·         Quando um não quer, dois não brigam.
Lenda:
IARA / SEREIA - Iara era uma índia guerreira, a melhor de sua tribo. Seus irmãos, com inveja, resolveram tentar matá-la. De noite, quando Iara estava dormindo, seus irmãos entraram em sua cabana, só que ela os ouviu e teve que matá-los para se defender. Como punição Iara foi jogada no rio. Os peixes a trouxeram à superfície e de noite a lua cheia a transformou em uma linda sereia.
O seu canto tem uma melodia irresistível. Os homens que a vem não conseguem resistir a seus desejos e pulam nas águas e ela então os leva para o fundo. Quase nunca voltam vivos.
Trava-línguas:
·         Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Parlenda:
O cochicho 
Quem cochicha, 
O rabo espicha, 
Come pão 
Com lagartixa




Nenhum comentário:

Postar um comentário