segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Personalidades

Caetano Veloso



Caetano Emanuel Vianna Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Filho de funcionário público, aprendeu a tocar violão ainda cedo. Em 1963, ingressou na Faculdade de Filosofia, em Salvador. Nessa época, conheceu artistas como Gilberto Gil, Tom Zé e Gal Costa.
Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se apresentou em vários shows e festivais. Nesse mesmo ano, sua irmã, Maria Bethânia, gravou a composição “é de Manhã”, composta pelo seu irmão. Em 1967, Caetano gravou seu primeiro disco, “Domingo”, em parceria com Gal Costa.
Caetano Veloso é conhecido pelas suas polêmicas no meio artístico. A primeira delas foi a inclusão das guitarras elétricas na música “Alegria Alegria” no 3° Festival da MPB da TV Record. Em 1968, foi vaiado no 3° Festival da Canção ao cantar “É Proibido Proibir”, pois os responsáveis pelas vaias eram, em boa parte, os intelectuais de esquerda, justamente na época do regime militar.
O grande marco em sua carreira foi o lançamento do disco “Panis et Circenses”, em parceria com os músicos Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Rogério Duprat e os Mutantes. O disco tornou-se manifesto do movimento tropicalista.
Caetano Veloso foi preso e exilado com Gilberto Gil para Londres. Voltou para o Brasil em 1972 e lançou alguns trabalhos experimentais, como os Álbuns “Transa” e “Araçá Azul”.
Outros trabalhos de grande repercussão: “Qualquer Coisa” (1975), “Doces Bárbaros” (1976), “Bicho” (1977), “Estrangeiro”, (1989).
Em 1997, escreveu o livro “Verdade Tropical”, em 2000, recebeu o Grammy de melhor disco de World Music.
 

2 comentários:

  1. Grande nome da música popular brasileira, cidadão valoroso pelas lutas que travou, artista merecedor de nossa admiração. Suas músicas nos encantam, sua voz nos acalma. "Eu quero a sina do artista de cinema/Eu quero a cena onde eu possa brilhar/Um brilho intenso, um desejo/Eu quero um beijo um beijo imenso/Onde eu possa me afogar..." (Lisbela)

    ResponderExcluir