quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Personalidades - Betinho



Ação da Cidadania Contra a Miséria, a Fome e pela Vida
por Herbert de Souza (Betinho)
A Ação da Cidadania Contra a Miséria, a Fome e Pela Vida é um movimento iniciado com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para combater problemas emergenciais do País, entre eles a fome e o desemprego. Criado em junho de 1993, começou arrecadando alimentos para distribuí-los à população de baixa renda. O movimento ficou conhecido como Campanha Contra a Fome. Logo ganhou proporções e ampliou suas atividades, promovendo ações concretas de combate à miséria.
Ao longo de sua existência, milhares de comitês foram criados e hoje estão espalhados pelo Brasil e exterior, principalmente na França, Suíça, Inglaterra, Canadá, Itália, Estados Unidos, Japão e Chile, envolvendo mais de 3 milhões de brasileiros. Estes comitês desenvolvem as mais diferentes ações, desde projetos de pesquisa e de geração de empregos, até a arrecadação de alimentos e de dinheiro. Eles funcionam de forma independente e descentralizada na busca de soluções adequadas para os problemas da comunidade com a qual trabalham e, para encontrar as soluções, trocam experiências entre si e firmam parcerias com empresas, prefeituras, instituições etc.
Na primeira fase da Ação da Cidadania, as campanhas foram todas voltadas para o combate à fome. Na época, levantamento do Instituto Brasileiro de Pesquisas (Ibope) indicou que mais de 28 milhões de brasileiros contribuíram com a mesma. A segunda fase voltou-se para a geração de empregos e, entre suas realizações, estão a concretização de hortas comunitárias, cooperativas de costura e oficinas profissionalizantes. A terceira fase, chamada Democracia na Terra, está voltada à discussão e busca de soluções para diminuir o número de indigentes na área rural e dos trabalhadores sem terra no País.



Nenhum comentário:

Postar um comentário