quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Personalidades - Câmara Cascudo

Câmara Cascudo, considerado um dos maiores folcloristas brasileiros, deixou uma obra extensa e fundamental. O folclorista e historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo, escreveu 150 livros, 300 artigos e 1.500 cartas. O memorialista Câmara Cascudo estava sempre voltado para a evocação de episódios da vida dos sertanejos, homens que viveram a saga do ermo, do céu pleno de estrelas, das cantorias de aboio e das danças, do sol sem dó, dos cavalos valentes, das lutas contra onças em grutas escuras, onde os olhos do bicho brilhavam como tochas.
Segue abaixo um dos vários contos de Luíz da Câmara Cascudo:

Os três ladrões da ovelha
     Três ladrões estavam descansando debaixo de uma árvore quando avistaram um homem que trazia uma marrã de ovelha nas costas. Pensaram em atacá-lo e toma a ovelha, mas um deles teve uma ideia melhor e que foi aceita por todos. Saiu na estrada o primeiro ladrão e, saudando o homem da ovelha perguntou onde ele tinha comprado aquele cachorro tão bonito. O homem explicou que era uma ovelha e o ladrão esteve teimando que era um cachorro até que se despediu.
     Mais para diante o segundo ladrão apareceu e gabou muito a beleza do cachorro, embora o homem dissesse que era uma ovelha, comprada na feira. Teimou e teimou e se despediu, deixando o dono da ovelha muito desconfiado. O terceiro ladrão fez o mesmo jogo, dando as belezas do cachorro e perguntando se o homem o queria vender. Discutiu mais tempo e foi-se embora.
O homem ficou olhando a ovelha e pareceu-lhe que era mesmo um cachorro. Jogou-a fora, zangando com a compra idiota que fizera.
     Os três ladrões carregaram a ovelha e almoçaram muito bem neste dia.

(Cascudo, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia; São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1984 (Reconquista do Brasil: nova série, 84), p.281-282)



Um comentário:

  1. Muito bom os contos de Câmara Cascudo! Ele era muito talentoso... O Setor Pedagógico está de parabéns por ter escolhido um grande artista de nossa terra!!! Gostei! Rsrsrs...

    ResponderExcluir