segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PARALISAÇÃO

     O Setor Pedagógico da UFERSA/Caraúbas, responsável por este Blog, vem comunicar-lhes que esta semana as publicações neste diário eletrônico serão interrompidas, devido à paralisação dos técnicos administrativos educacionais (Ofício 160 - 13 que discorre entre outras coisas sobre a paralisação nos dias 26. 27, 28. 29 e 30 de Agosto/2013).  Retornaremos com as publicações na próxima segunda-feira. Obrigado pela compreensão.  

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Personalidades - Luíz da Câmara Cascudo

          Hoje chega-se a mais um final de semana e consequentemente ao último dia de homenagens à personalidade da semana. Pois bem, como já é sabido  o nosso prestigiado da semana foi o folclorista Luíz da Câmara Cascudo.  Para encerrarmos, será exibida a segunda parte de um documentário sobre está personalidade potiguar (a primeira parte foi exibida ontem). Bom final de semana a todos.





Dicas para o Final de Semana

       Devido a novas atualizações deste Blog, não foi possível publicar as dicas para o final de semana mais cedo. Por isso, este diário pede desculpas aos seus apreciadores e lhes compensa com dicas maravilhosas. Aí vão as dicas:

LIVRO

A Cidade do Sol

Sinopse 
         Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.
A Cidade Do Sol - Khaled Hossein 

FILME

O Menino do Pijama Listrado

Sinopse 
        Bruno tem oito anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é um filme sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

                                                      Trailer




Notícias - 1º Encontro de Formação Didático-Pedagógica para monitores da UFERSA/Caraúbas.


Na noite de ontem (22/08/13), aconteceu o 1º Encontro de Formação Didático-Pedagógica para monitores da UFERSA/Caraúbas. Essa atividade faz parte do projeto “Monitoria: a prática da docência sob a ótica discente”, o qual tem por objetivo geral oferecer suporte técnico e formação didático-pedagógica ao Programa de Monitoria. O encontro foi coordenado pela Técnica em Assuntos Educacionais, Kaline Machado, e abordou a temática “Planejamento”. Com uma variação de atividades, os monitores tiveram oportunidade de estudar, discutir e construir conhecimento acerca do tema trabalhado. Vale ressaltar a interação, envolvimento e alegria do grupo que correspondeu às expectativas projetadas para o encontro.
A próxima etapa acontecerá em setembro e abordará o tema “Inteligências Múltiplas”.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Personalidades - Câmara Cascudo

Documentário: Luíz da Câmara Cascudo
Comemorando neste 22 de Agosto o dia do Folclore, este diário eletrônico continua sua homenagem da semana, publicando uma primeira parte de um documentário sobre o folclorista Luíz da Câmara Cascudo. O programa traz entrevistas com autoridades que conheceram e conviveram com o folclorista e com estudiosos de sua obra.


Fonte: Site You Tube

Notícias - I Semana do BCT da UFERSA/Pau dos Ferros

UFERSA/CARAÚBAS PRESTIGIA I SEMANA DO BCT DA UFERSA/PAU DOS FERROS




Foi aberta nesta segunda-feira, 19, a I Semana do Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus Pau dos Ferros, a qual se estenderá até a próxima sexta-feira, 23.
Na abertura, a UFERSA/Caraúbas se fez presente para prestigiar o evento. Além disso, participou ativamente da programação com a palestra “Profissão do Engenheiro Civil”, proferida pelo professor Kleber Cabral e na competição de resistência com ponte de macarrão, tendo como orientador das suas equipes o professor Wendel Rossine.
Vale ainda salientar que Caraúbas venceu a referida competição, tendo construído pontes que suportaram 107 kg e 57 kg.


 

Curiosidades - Folclore


O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens.
folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.
O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias religiosos e sociais, brincadeiras, provérbios, adivinhações, as receitas de comidas, os estilos de vestuário e adornos, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, danças, cantorias, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas, festas, encenações, a gestualidade associada à intercomunicação oral, artesanato, medicina popular, os motivos dos bordados, música instrumental, canções de ninar e roda, e até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais. Ai vão alguns exemplos:
Adivinhações:
·         - O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro
·         - O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua
Ditados Populares:
·         Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
·         Quando um não quer, dois não brigam.
Lenda:
IARA / SEREIA - Iara era uma índia guerreira, a melhor de sua tribo. Seus irmãos, com inveja, resolveram tentar matá-la. De noite, quando Iara estava dormindo, seus irmãos entraram em sua cabana, só que ela os ouviu e teve que matá-los para se defender. Como punição Iara foi jogada no rio. Os peixes a trouxeram à superfície e de noite a lua cheia a transformou em uma linda sereia.
O seu canto tem uma melodia irresistível. Os homens que a vem não conseguem resistir a seus desejos e pulam nas águas e ela então os leva para o fundo. Quase nunca voltam vivos.
Trava-línguas:
·         Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Parlenda:
O cochicho 
Quem cochicha, 
O rabo espicha, 
Come pão 
Com lagartixa




Rir faz bem...


        O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação. Pode ser utilizado por um grupo social para sinalizar aceitação e reações positivas com outros indivíduos. Então vamos rir!



Oportunidades - Conic - Semesp


Realizado pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior – desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP tem como objetivo identi­ficar talentos, estimular a produção de conteúdo científi­co além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.
Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científi­ca, o que contribui para a formação de pro­fissionais cada vez mais qualifi­cados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científi­ca agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.
A edição deste ano do CONIC-SEMESP, influenciada pela campanha da Unesco no Brasil, definiu o tema do evento como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.
São aceitos trabalhos de qualquer tema e área do conhecimento inscritos por estudantes regularmente matriculados em 2013 em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas. Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias Concluído e Em Andamento, e o Prêmio Especial para o melhor trabalho Concluído, o Congresso contará novamente com o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.
Não deixe para a última hora. Leia o regulamento e providencie desde já os dados e documentos necessários para a inscrição.
Para dúvidas ou mais informações entre em contato conosco pelo e-mail conic@semesp.org.br ou telefone (11) 2069-4416.

Informações:
         • Datas de Realização: 29 e 30 de novembro de 2013.
         • Local: Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3
         • Endereço: Rua Luiz Otávio, 1.313 – Taquaral – Campinas – SP
         • Regulamento e Inscrições pelo site www.conic-semesp.org.br

Oportunidades

Estudantes de graduação podem participar da Feira de Ciências
Estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão poder participar da III Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Expocenter, que fica localizado no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró. A ideia é que os universitários apresentem trabalhos de pesquisa e de extensão universitária.
Os interessados em participar da Feira de Ciências devem fazer a inscrição até o dia 30 de agosto. Para isso, basta apenas preencher o formulário de inscrição disponibilizado no endereço eletrônico:http://www.cienciarn.com.br/formulario_trabalho_graduacao_2013.php . Serão selecionados até dois trabalhos por curso. Após apresentarem os estudantes ainda poderão ser premiados na cerimonia de encerramento da Feira de Ciências. Os trabalhos serão selecionados por uma comissão designada pela Prograd de acordo com os critérios de avaliação de trabalhos da Feira de Ciências, disponível emhttp://www.cienciarn.com.br/formulario_trabalho_graduacao_2013.php .
Os universitários terão direito a apresentação no estande do curso em horário programado. A apresentação será na forma de pôster ou painel e o espaço disponível será de 1 por 2 metro para a exposição de material suplementar. Durante a Feira de Ciências os estudantes da educação básica participantes poderão votar nos melhores trabalhos apresentados pelos universitários da Ufersa. Os três trabalhos mais votados receberão um prêmio a ser atribuído pela Prograd e todos os participantes receberão certificados pela apresentação.

A iniciativa é uma Parceria da Pró-Reitoria de Graduação com o Programa Ciência para Todos
(www.cienciarn.com.br). Para o coordenador do programa, Professor Felipe Ribeiro, a participação dos estudantes da Ufersa será uma excelente oportunidade para que os universitários divulguem seus trabalhos de pesquisa para a comunidade acadêmica e para os demais participantes e visitantes da FC.


Oportunidades

CURSO DE EXTENSÃO: Introdução à Robótica Educacional

Esta ação de extensão tem por objetivo realizar treinamentos com alunos dos cursos de Ciência e Tecnologia e Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi–Árido (UFERSA), tornando-os aptos a posição de tutoria no projeto de robótica educacional, este realizado junto aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Caraúbas (RN). Desta forma, os alunos dos cursos citados, tem a oportunidade de estimular o trabalho da lógica, trabalho em equipe e investigação científica.





As vagas serão destinadas aos alunos da UFERSA – Caraúbas.

INSCRIÇÃO

   Pré-requisito: Informática Aplicada (Disciplina ministrada no 1º Semestre do BCT);
   Entregar ao Professor Brito (sala 25): Nome completo, CPF e Histórico (Arquivo PDF disponível no SIGAA);
   Inscrições até o dia 11 de setembro.

TREINAMENTO

   O treinamento será realizado nos dias 19 e 20 de outubro (primeiro fim de semana após o início do semestre 2013.2), um total de 16h (Certificados entregues pela PROEC);
   Serão disponibilizadas 30 vagas (Se o número de inscritos ultrapassar o número de vagas os alunos serão selecionados pelo IRA e em caso de empate, pela nota na disciplina de Informática Aplicada).

Maiores informações sobre o projeto em: http://www2.ufersa.edu.br/portal/extensao/idre

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Personalidades - Câmara Cascudo

Câmara Cascudo, considerado um dos maiores folcloristas brasileiros, deixou uma obra extensa e fundamental. O folclorista e historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo, escreveu 150 livros, 300 artigos e 1.500 cartas. O memorialista Câmara Cascudo estava sempre voltado para a evocação de episódios da vida dos sertanejos, homens que viveram a saga do ermo, do céu pleno de estrelas, das cantorias de aboio e das danças, do sol sem dó, dos cavalos valentes, das lutas contra onças em grutas escuras, onde os olhos do bicho brilhavam como tochas.
Segue abaixo um dos vários contos de Luíz da Câmara Cascudo:

Os três ladrões da ovelha
     Três ladrões estavam descansando debaixo de uma árvore quando avistaram um homem que trazia uma marrã de ovelha nas costas. Pensaram em atacá-lo e toma a ovelha, mas um deles teve uma ideia melhor e que foi aceita por todos. Saiu na estrada o primeiro ladrão e, saudando o homem da ovelha perguntou onde ele tinha comprado aquele cachorro tão bonito. O homem explicou que era uma ovelha e o ladrão esteve teimando que era um cachorro até que se despediu.
     Mais para diante o segundo ladrão apareceu e gabou muito a beleza do cachorro, embora o homem dissesse que era uma ovelha, comprada na feira. Teimou e teimou e se despediu, deixando o dono da ovelha muito desconfiado. O terceiro ladrão fez o mesmo jogo, dando as belezas do cachorro e perguntando se o homem o queria vender. Discutiu mais tempo e foi-se embora.
O homem ficou olhando a ovelha e pareceu-lhe que era mesmo um cachorro. Jogou-a fora, zangando com a compra idiota que fizera.
     Os três ladrões carregaram a ovelha e almoçaram muito bem neste dia.

(Cascudo, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia; São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1984 (Reconquista do Brasil: nova série, 84), p.281-282)



Notícia - UFERSA/Caraúbas

Conselho estadual aprova projeto do Parque Tecnológico


O Conselho Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Conecit – aprovou por unanimidade o projeto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido para a criação e implantação do Parque Tecnológico da Região Oeste do Rio Grande do Norte. A ideia é implantar o equipamento no município de Caraúbas.
A aprovação aconteceu nessa terça-feira, 20, após apresentação da proposta pelo administrador da Ufersa, Kleber Cavalcante, coordenador de empreendedorismo do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade. Na ocasião, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, destacaram a importância do projeto para promover o desenvolvimento regional, através da formação de mão de obra qualificada e especializada.
Para o reitor da Ufersa, a geração de negócios de tecnologia e a atração de empresas de Tecnologia da Informação para o Estado são atrativos importantes para a região. O secretário Rogerio Marinho se colocou a disposição para colaborar com o Projeto. “O Estado está junto na construção desse importante projeto”, destacou.
O Conselho Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia do RN é formado por representantes da UFRN, Ufersa, IFRN, UERN, UNP, Fiern, IEL, Sebrae, Fecomercio, Emparn, Fetarn e Sedec.


Prático Sabores - Tapioca

   Hoje o blog traz um receita bastante prática e saborosa: Tapioca. A Tapioca é uma iguaria genuinamente brasileira que tem como origem um alimento dos indígenas, que, ainda hoje, produzem uma goma da mandioca, muito comum em todo o norte e nordeste brasileiro, que, levada ao fogo, forma-se um biju ou um tipo de panqueca, de sabor quase neutro e altamente nutritivo.


Ingredientes 

  • 1kg Tapioca (já umedecida) 
  • Sal a gosto

Modo de preparo 

   Esfarele a tapioca com as mãos e passe pela peneira, acrescente um pouco de sal.Em uma frigideira ou omeleteira, espalhe a farinha e modele a tapioca semelhante a uma panqueca. O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa. O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar do fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta.

 Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar.
Depois coloque a tapioca no prato, adicione o recheio no centro dela, feche e sirva em seguida.
   Recheie a gosto com carne de sol, frango, chocolate, ovo... ou simplesmente com manteiga.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Notícias

I Seminário de Empreendedorismo e Sustentabilidade "Oportunidades e Desafios" de Caraúbas/RN.

Na noite desta última quinta-feira (15), foi realizado nas dependências da Universidade federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o I Seminário de Empreendedorismo e Sustentabilidade "Oportunidades e Desafios" de Caraúbas/RN.

O importante evento cotou com a presença do professor e doutor Augusto Pavão (Pró-Reitor de Graduação), Diretora do Campus da UFERSA/Caraúbas, professora Dra. Edna Linhares, o Coordenador de Extensão do curso de BCT, Luiz Carlos, o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), o Secretário de Educação do Município, Robenildo Lima, o vereador Sergio Costa (representando o legislativo), o Diretor Técnico do SEBRAE/RN, João Hélio, o Coordenador da ACRESEA, Rivaldo Fernandes, o Presidente da CDL, dentre vários outros.
Durante a abertura do evento, as autoridades fizeram questão de destacar a importância do evento, principalmente em tempos onde muito se fala sobre a sustentabilidade. Além disso, destacaram o desenvolvimento do município após a chegada da UFERSA. 
O seminário chamou atenção de dezenas de pessoas que prestigiaram as palestras que foram ministradas por Renato Gouveia, Gestor do Projeto SEBRAE/RN no Território Sertão do Apodi/RN, com o tema: "Práticas Empreendedoras Sustentáveis", o professor e doutor da UERN, Ramiro Camacho, com a palestra "ACREV: Uma Experiência de Desafios e Oportunidades". Além deles, André Sampaio que é especialista em saneamento e tecnologia da  SEMARH e falou sobre "Panoramas da Gestão dos Recursos Sólidos no RN" e a professora Dra. Edna Linhares que é diretora do Campus da UFERSA/Caraúbas discorreu sobre "Reciclagem e Tecnologia da Reciclagem".

            O Evento foi Coordenado pelo Professor Luiz Carlos e o Técnico Reinaldo Pereira juntamente com os organizadores: Rosane Gurgel, Annapaullinna, Diego Armando e Leysson Carlos.

Personalidades - Câmara Cascudo

BIOGRAFIA – Luís da Câmara Cascudo

Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, na Rua Senador José Bonifácio, chamada Rua das Virgens, 212, no Bairro da Ribeira, numa Sexta-feira, dia de São Sabino, a 30 de dezembro de 1898, às 17:30 hs. Seus pais eram Francisco Justino de Oliveira Cascudo e Ana Maria da Câmara Cascudo, nascida Pimenta.
Na sua mocidade, teve existência de príncipe, morando numa Chácara no Tirol, denominada Vila Cascuda, centro permanente de reuniões literárias, jantares festivos, recitais de músicos famosos que transitavam pela cidade. Estudou no Atheneu Norte Rio-grandense, cursou Medicina na Bahia e Rio de Janeiro, fazendo até o quarto ano. Desistiu de ser médico, por falta de vocação, e foi estudar Direito no Recife, onde se formou em 1928.
Apaixonou-se por uma menina de 16 anos, com delicadeza e nome de flor, Dáhlia Freire. Casaram-se em 21 de abril de 1929 e tiveram dois filhos: Fernando Luís e Anna Maria. Iniciou-se como jornalista em outubro de 1918, no jornal "A Imprensa", de propriedade de seu pai. Colaborou em todos os jornais de Natal e em vários do país, mantendo seções diárias inesquecíveis, como "Bric-a-Brac", naquele jornal, e "Acta Diurna", em "A República" e no "Diário de Natal". Esta última foi mantida quase diariamente de 1939 a 1952 e de 1959 a 1960, numa totalidade de 1.848 artigos.
Estreou como escritor lançando o seu primeiro trabalho VERSOS REUNIDOS, em 1920, antologia poética de Lourival Açucena, com introdução e notas de sua autoria. No ano seguinte, 1921, publicou o primeiro livro inteiramente seu, ALMA PATRÍCIA, crítica literária em torno dos poetas potiguares desconhecidos do resto do Brasil.
O Dicionário do Folclore Brasileiro, que teve a sua primeira edição em 1954, foi a primeira compilação acadêmica de temas ligados ao Folclore, que não tinha, na época, "status" de ciência.
Realizou várias viagens de estudo e pesquisa pelo Brasil e exterior. Em 1947-1948 foi a Portugal organizar e participar do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Folclore, onde foi saudado pela imprensa local como "uma das mais altas expressões mundiais no domínio do folclore e etnografia". Cascudo "encantou-se", como ele se referia à morte, no dia 30 de julho de 1986, em Natal, cidade de onde nunca quis "arredar o pé", por se considerar um "provinciano incurável”.


Para Ler e Refletir

Pais E Filhos
Estatuas e cofres. E paredes pintadas.
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar.
Nada é fácil de entender.
Dorme agora.
É só o vento lá fora.
Quero colo. Vou fugir de casa.
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo. Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.
Meu filho vai ter nome de santo.
Quero o nome mais bonito.
É preciso amar as pessoas como se
Não houvesse amanhã.
Porque se você parar para pensar,
Na verdade não há.
Me diz porque que o céu é azul.
Explica a grande fúria do mundo.
São meus filhos que tomam conta de mim.
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar.
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar.
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais.
Eu moro com os meus pais.
É preciso amar as pessoas como se
Não houvesse amanhã.
Porque se você parar para pensar,
Na verdade não há.
Sou uma gota d'agua
Sou um grão de areia.
Você me diz que seus pais não lhe entendem.
Mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo.
E isso é absurdo.
São crianças como você
O que você vai ser, quando você crescer?






Notícias

No último final de semana, a equipe de futsal principal da UFERSA, comandada pelo Técnico Desportivo de Caraúbas Diego Quadros e o bolsista de Mossoró Ivo, iniciou a sua trajetória nos Jogos Universitários do Rio Grande Norte (JURNs) com 100% de aproveitamento, com vitórias sobre a UNIRN por 2X1 e a UFRN por 4X1. Dessa forma, as chances de classificação para as finais aumentaram bastante, já que falta apenas mais um jogo contra a UERN na próxima sexta-feira (23/08). Caso se confirme a classificação na sexta, a UFERSA joga no sábado (24/08) a semi-final e no domingo (25/08) a final. Vale salientar que o campeão do JURNs está classificado para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Goiana-GO no mês de Outubro.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Notícias

Autonomia Discente - Do Compromisso ao Comprometimento


    Neste último sábado (17/08/2013), ocorreu no centro de convivência da UFERSA/Caraúbas mais uma atividade da disciplina Seminários de Introdução ao Curso. A mesma foi ministrada pela Pedagoga Gilberliane Melo, pela Técnica em Assuntos Educacionais Kaline Machado, pelo Professor Jackson Simões e Coordenado pelo Professor Marcelo Queiroz. Com a participação de aproximadamente 150 alunos, o seminário abordou os temas: "Autonomia Discente e Engenharia Mecânica". 







Notícias

2º Ciclo da formação didático-pedagógica para extensionistas: “Extensão Universitária e Iniciação à Docência: parceria a serviço da comunidade.”

      No período compreendido entre os dias 12 a 16 do mês de Agosto/2013, ocorreu o 2º Ciclo da formação didático-pedagógica para extensionistas: “Extensão Universitária e Iniciação à Docência: parceria a serviço da comunidade”, cujo tema foi “Transposição Didática”, ministrado pela Técnica em Assuntos Educacionais Kaline Maria Machado Ferreira. As atividades desenvolvidas neste curso foram: “dinâmica de grupo, exposição das experiências vivenciadas pelos cursistas nos projetos dos quais fazem parte, estudo dirigido de texto, elaboração de plano de aula, simulação de aula pelos cursistas, escrita do diário de bordo, avaliação da semana”.
 







Enquetes

NOVAS DIDÁTICAS

Na semana que se passou, este blog publicou sua enquete com a seguinte pergunta: "Das características necessárias aos professores do séc. XXI, qual é o seu ponto forte?" e obteve como resposta vencedora a seguinte: "Estar atualizado nas novas didáticas". Para melhorar o conhecimento dos leitores deste diário sobre a resposta eleita, segue um depoimento de uma professora da rede municipal de ensino do município do Recife-PE. 
"Quando assumi uma sala de aula pela primeira vez, senti dificuldade por não ter um grande domínio das didáticas. Na faculdade, procurei aprender o máximo sobre isso e, como leciono nas primeiras séries do Ensino Fundamental, tenho de me preparar em todas as áreas. O trabalho com Língua Portuguesa é estratégico nesses anos iniciais. Para dar conta disso, assim que terminei a graduação, já estava fazendo uma extensão universitária sobre práticas de leitura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também me
aprimorei em relação à escrita num curso que abordou as situações didáticas fundamentais na alfabetização. Nunca perco as formações oferecidas pela rede e esse foi o meio de me atualizar em relação à didática da Matemática. No curso, conheci as últimas pesquisas sobre o tema, entendi como as crianças aprendem e de que forma encaminhar as atividades para facilitar a aprendizagem. Participei ainda de cursos em História, Geografia e Arte. Faz toda a diferença no dia a dia na sala de aula ter contato com as obras de autores consagrados e se aprofundar nas didáticas específicas. Para resolver outra demanda essencial - ensinar alunos com deficiência -, fiz um curso de pós-graduação em Psicopedagogia. Com as aulas, aprendi formas de interagir com eles e a identificar que atividade é mais eficaz para cada tipo de dificuldade. Invisto muito do meu tempo em todos esses cursos, mas isso acaba facilitando meu trabalho e me fornece instrumentos para enfrentar as dificuldades em sala. Hoje tomo decisões com mais segurança e, quando vejo o quanto os estudantes estão avançando, percebo que estou no caminho certo. Os resultados da Prova Brasil mostram o impacto da formação no meu trabalho: as notas da minha sala são muito maiores do que as médias nacional, estadual e municipal." 

Sandra de Amorim Silva Cavalcanti, 29 anos, professora na EM Professor Aderbal Galvão e coordenadora de projetos da rede municipal do Recife, PE