Após o Outubro Rosa, mais
um importante passo inicia pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer
de próstata. Seguindo exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial
para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção da doença. Em
menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de
próstata aumentou mais de 95% e é o segundo câncer mais comum entre os homens,
sendo o primeiro o de pele não melanoma. Conforme o Ministério da Saúde, são
mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12
mil registros. O mês ainda tem um reforço nessa luta: 17 de novembro é
o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.
Se o Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza,
internacionalmente, a ação é contra o câncer de mama, no Novembro Azul, o
bigode entra em cena. A fundação Movember promove um evento para
conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata
e outras doenças masculinas. O nome da entidade é uma brincadeira com as
palavras “moustache” ou “mo”, “bigode” em inglês, e o nome do mês.
O evento aconteceu pela primeira vez em 1999 na
Austrália. A fundação existe desde 2004 e hoje conta com a adesão de
instituições nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e
Grécia, entre outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário