terça-feira, 10 de setembro de 2013

Para Ler e Refletir - O Bom Samaritano

    Evangelho Seg. São Lucas que foi médico escritor e companheiro de missão junto ao apóstolo São Paulo. Parábola: Pequena estória que contém ensinamentos grandiosos com profunda filosofia.
     Certo dia, um homem, intérprete da lei se levantou com o intuito de por Jesus a prova , disse-lhe: " Mestre, que farei para herdar a vida eterna ?"
     Jesus lhe respondeu com uma pergunta. Que está escrito na lei? Respondeu ele : Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
      Disse Jesus: "Respondeste corretamente. Faze isto e viverás".
     "E quem é o meu próximo"? - perguntou o fariseu
      Jesus então contou-lhe a seguinte estória:
     Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair nas mãos de salteadores. Estes, depois de tudo lhe roubarem e lhe causar muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
     Descia por ali um Sacerdote que vendo o homem ferido e caído ao chão, passou ao largo. Semelhante ao Sacerdote, passou um Levita que descia por aquele lugar e vendo-o, também passou ao largo. 
   Certo Samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto e vendo-o compadeceu-se dele.  Chegando-se tratou-lhe as feridas, colocou-lhe sobre o seu próprio animal , levou-lhe para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou de sua bolsa dois denários e os entregou ao hospedeiro dizendo: cuida bem deste homem e, se alguma coisa a mais, eu te indenizarei quando voltar.

    Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
    Respondeu-lhe o intérprete da Lei: “O que usou de misericórdia para com o pobre homem.”
      Disse Jesus: "Muito bem, então vai e procede tu de igual maneira”.
    Jesus critica aqui a falsa religiosidade. A falsa religiosidade é o ato de apenas ter uma religião, praticar rituais ou aparentar ser um crente. É a hipocrisia, a falsidade. O sacerdote e o levita deveriam exercitar seu amor por alguém que precisava, já que tinham o conhecimento da vontade de Deus. Provavelmente, já que ninguém estava olhando, ignoraram o problema e desviaram o seu caminho, deixando aquele homem ali sofrendo.             Mostraram com isso o quão distantes estavam de um relacionamento sério com Deus e com o próximo.
      A inserção do samaritano nessa história mostra que o “status” não vale nada. Os samaritanos tinham o “status” de odiados e de indignos e o sacerdote e o levita de “santos”. No entanto, a atitude de bondade desse samaritano mostra que é isso o que realmente agrada a Deus. O samaritano doou-se completamente ao homem que necessitava, empregando cuidado, tempo e até dinheiro. Essa é a atitude que Jesus quer ver. Em outras palavras, Jesus quer ver obras decorrentes da fé e não uma fé vazia de boas obras.

Um comentário:

  1. Deus não faz acepção de pessoas... O importante é ter o coração sincero diante do Senhor, se arrepender das atitudes que você cometeu e feriu o coração de Deus e confiar nele... Deus quer que sejamos imitadores Dele... É difícil, mas temos que dar o nosso melhor para o Senhor, pois Ele é digno de toda honra, glória e louvor! O Senhor nunca nos abandona, portanto, temos que dedicar, pelo menos, um pouco de nosso tempo para Deus. Com certeza ele irá se agradar, logo, todos os dias dedique o pouco de seu tempo para Deus e abençoado serás!

    ResponderExcluir