segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Enquete - Resposta

Resultados das manifestações

A enquete realizada na semana passada indagava se a população acredita que as manifestações que vem ocorrendo na Brasil surtiriam algum efeito. A maioria dos que responderam a enquete, apontaram para um efeito positivo, mas pequeno. Encerramos a pesquisa com um pequeno texto retirado de duas opiniões.
"Analistas das manifestações devem estar muito tristes pelos resultados obtidos até aqui. Com críticas genéricas chamavam a todos de vândalos. Os próprios manifestantes mostraram que os baderneiros nada tinham a ver com o Movimento, embora seja simplório achar que todos os participantes das depredações sejam profissionais. A maioria é formada de pessoas comuns atiçadas pela oportunidade de certa vingança aos maus-tratos sofridos pelas autoridades. O povo brasileiro mostrou (e ao mesmo tempo conheceu) a força que tem. Conseguiu pressionar as autoridades a atenderem certos pleitos seus, deixando claro que não aceitariam ser, mais uma vez, tratados apenas como fonte de votos e recursos.
No entanto, o ganho maior da população foi a percepção de que as autoridades são alcançáveis pelo povo mas ao mesmo tempo demonstrou uma dificuldade em sintetizar seus problemas, para buscar soluções efetivas. Tomara que, como lição, ao menos consiga entender que os políticos são apenas nossos representantes, mas o que constrói e sustenta o Estado é seu povo, e que a maior manifestação que pode e deve ser feita, está se aproximando, e ocorre nas urnas. Em 2014 teremos a oportunidade de votar melhor e mais consciente. E, depois de votar, devemos acompanhar o trabalho dos eleitos, ainda que não sejam os que receberam nosso voto. Afinal, representam a todos igualmente. Sem esta atitude, o Brasil será apenas um gigante, não mais adormecido, mas ainda desorientado."


Fonte: Pedro Cardoso da Costa (Bacharel em Direito)
Elcio Augusto Antoniazi (Diretor Segundo Tesoureiro da ABAMACK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário